Blog Iguatemi

Partiu encontrar motivação para o treino!

Não é só de projeto verão que vive o treino. Para manter a saúde durante o ano inteiro, é essencial manter uma rotina equilibrada de exercícios, com ajuda de profissionais. Consultamos o Coordenador Fitness da Bodytech Iguatemi, Diego Rouxinol, para esclarecer algumas dúvidas sobre como a mudança de temperatura interfere nas atividades. Confira:

O que muda no treino durante o inverno? 

Nas temperaturas frias há um aumento na produção dos hormônios “calorigênicos”, epinefrina e norepinefrina, que aumentam a produção de calor e aceleram a quebra de substratos para fornecimento de energia. Dentre eles, os triglicerídeos armazenados no tecido adiposo.

O estresse induzido pelo frio frequentemente acarreta um consumo de oxigênio mais alto durante o exercício. Essa taxa metabólica aumentada promove um gasto energético maior, sendo uma resposta favorável para quem busca redução da gordura corporal.

 

Quais as dicas para quem sente muito a mudança de temperatura no corpo durante os exercícios? 

Uma atenção maior deve ser dada ao aquecimento corporal nesta época do ano. As baixas temperaturas aumentam a rigidez do tecido muscular, portanto existe um risco de lesões mais elevado. Além disso, é necessário elevar a temperatura no tecido músculo esquelético, promovendo um ambiente ideal à atividade enzimática e fornecimento de energia. Exercícios aeróbios em intensidade progressiva (bike, caminhada, corrida, elípticos, etc) seguidos por alongamentos dinâmicos (em movimento) e ativação muscular (glúteos, músculos abdominais e da cintura escapular) são recomendados antes da prática de atividades mais vigorosas.

A vestimenta apropriada é fundamental para a melhor prática. Recomenda-se o uso de mais camadas de roupa ao invés de uma única peça mais grossa. Pois, conforme o aumento da temperatura, o praticante pode ir retirando para permitir a dissipação de calor de forma apropriada

 

Qual a sua dica para manter a motivação? 

Com a queda de temperatura, há também um aumento do apetite por alimentos mais calóricos. Devemos intensificar as atividades físicas para compensar e poder curtir programas gastronômicos de forma mais equilibrada. Para combater a preguiça característica dos dias frios, nada como se motivar começando um novo desafio, um novo esporte ou nova modalidade. A mudança gera motivação, bem como a prática de exercícios divertidos e em ambientes coletivos. Para encontrarmos uma atividade que nos proporciona prazer, devemos estar abertos a novos desafios!

Gostou? Se você quer motivar alguém nos exercícios aqui na Bodytech, aproveite e convide um amigo para treinar por 30 dias pagando uma taxa de valor reduzido.

 

Veja também

Viva bem do seu jeito no Iguatemi

Nós acreditamos no seu jeito de viver bem. De viver perto da família. Dos amores. Dos amigos. De olhar as vitrines sem pressa, deixando o tempo correr. Ou de dar aquela passadinha rápida para resolver tudo o que precisa. Nós acreditamos que comer bem é viver bem. Seja vivendo de dieta, seja fugindo dela. Nós […]

Leia mais

CURTA UM CARNAVAL EM OUTRO RITMO

No Carnaval, Porto Alegre fica mais tranquila, diferente do clima de folia e das festas que acontecem nessa época do ano. Como nem todo mundo gosta de agitar, muita gente aproveita essa época para curtir o que a cidade tem a oferecer. Aqui no Iguatemi, você pode fazer uma programação especial para passar o dia. […]

Leia mais

5 TENDÊNCIAS DE VERÃO QUE SÃO HITS DA TEMPORADA

É tempo de alto verão. Na praia, nas ruas, nas vitrines e nas redes sociais, uma variedade de tendências encanta os nossos olhos e faz aumentar a nossa wishlist. Nesse status global e democrático que anda a moda – ainda bem, né? – vamos destacar 5 tendências que merecem um lugar especial no guarda-roupa e […]

Leia mais

Quer estar por dentro das novidades do Iguatemi?
Cadastre o seu e-mail:

-->