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Super fitness: dicas para iniciar uma atividade física

Sabe aquela meta de começar a fazer mais exercícios? Está na hora de colocar em prática! A atividade física tem diversos benefícios e agora você tem mais uma motivação para colocar o plano em ação, com a BodyTech no Iguatemi.

Consultamos Diego Rouxinol, coordenador Fitness da BodyTech Iguatemi, para dar dicas sobre a prática de exercícios. Confira:

Quais são os primeiros passos para quem quer começar a praticar treinos?

A atividade física é inerente à natureza do ser humano. Para começar, as pessoas devem simplesmente tomar uma decisão e procurar uma boa academia com bons Profissionais de Educação Física! Esta atitude pode impactar positivamente em todos os âmbitos da vida das pessoas.

Tem alguma restrição ou qualquer pessoa pode adaptar um treino conforme a sua condição de saúde?

Em caso de presença de alguma comorbidade (associação de duas ou mais doenças simultâneas), o indivíduo deve procurar seu médico para um exame clínico capaz de atestar a aptidão para o exercício físico. A presença de dor ou lesões exige uma investigação por um médico ou fisioterapeuta competente. As lesões devem ser tratadas previamente, e os níveis de dor reduzidos, para uma prática segura de exercícios.

Quais são os exercícios mais indicados para quem está começando?

De acordo com o Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM), todos os indivíduos devem ter bons níveis de Força, Flexibilidade, Aptidão Cardiorrespiratória, Performance Funcional e baixos níveis de gordura corporal para terem saúde. A ênfase inicial deve ser na qualidade do movimento. Isso inclui o trabalho de mobilidade e estabilidade, que devem ser orientados de forma individualizada. Os exercícios aeróbios e de força já devem ser introduzidos com baixo volume e intensidade, para posterior progressão.

Como os exercícios podem prevenir doenças como osteoporose e, até mesmo, aliviar a ansiedade, por exemplo? E quais são os benefícios de uma prática periódica?

“Exercise Is Medicine”! A prática regular de exercícios físicos reduz significativamente o risco de mortalidade por todas as causas. Os exercícios são recomendados como principal ou uma das mais importantes intervenções para o combate e prevenção de mais de 20 doenças, sejam de ordem metabólica, cardiovasculares, auto-imunes ou comprometimentos no sistema oesteomioarticular. Os exercícios de força e de impacto são essenciais para o aumento do conteúdo mineral ósseo, combatendo o surgimento e avanço da osteoporose. Já os indivíduos com diabetes tipo 2 ou resistência à insulina devem realizar exercícios aeróbios, HIIT e Musculação, eficazes no aumento da sensibilidade à insulina e no controle a glicemia. E os benefícios vão além! A literatura científica é bem clara quanto aos efeitos ansiolíticos do exercício, tornando-o essencial no combate à ansiedade e depressão.

Já em relação à alimentação, é indicado ter uma reeducação e mudança para fortalecer os efeitos do treino?

Com certeza! A dieta é a principal intervenção para a perda de peso. Mas deve ser aliada aos exercícios para que essa redução seja proveniente apenas da gordura corporal em detrimento da massa muscular. O controle da ingestão dos carboidratos em excesso e de má qualidade é fundamental no combate à intolerância à glicose e diabetes tipo 2. O novo praticante de atividade física deve procurar um bom Nutricionista para potencializar seus resultados, seja perda de peso, performance, aumento de massa muscular ou combate às doenças.

Conta mais sobre os diferenciais da BodyTech!

A Bodytech tem um corpo técnico focado no desenvolvimento de produtos e serviços mais eficazes em ajudar nossos clientes a alcançarem seus objetivos e realizarem seus sonhos! Nossos profissionais são rigorosamente selecionados e intensamente treinados para prescrever e supervisionar os programas de treinamento e aulas coletivas mais eficazes. O programa Care conta com instrutores especialistas em grupos especiais, que incluem terceira idade, lesões, patologias e gestantes. Para os que têm baixa motivação para a prática de exercício, contamos com programas e aulas constantemente variados e de curta duração, como o Bodytech Express, Peak 12, Cardio Burn e HIIT Bike. Na Bodytech Iguatemi Porto Alegre criamos uma sala completa e espaçosa para o Cross Training, que trabalha todas as capacidades físicas de forma variada e tem um potencial incrível de motivação e aderência ao treinamento.

 

Se animou para começar uma atividade física? Então faça a sua inscrição na BodyTech do Iguatemi! A unidade fica na praça de alimentação do terceiro piso, ao lado do Sakura. 😉

 

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