Blog Iguatemi

Partiu encontrar motivação para o treino!

Não é só de projeto verão que vive o treino. Para manter a saúde durante o ano inteiro, é essencial manter uma rotina equilibrada de exercícios, com ajuda de profissionais. Consultamos o Coordenador Fitness da Bodytech Iguatemi, Diego Rouxinol, para esclarecer algumas dúvidas sobre como a mudança de temperatura interfere nas atividades. Confira:

O que muda no treino durante o inverno? 

Nas temperaturas frias há um aumento na produção dos hormônios “calorigênicos”, epinefrina e norepinefrina, que aumentam a produção de calor e aceleram a quebra de substratos para fornecimento de energia. Dentre eles, os triglicerídeos armazenados no tecido adiposo.

O estresse induzido pelo frio frequentemente acarreta um consumo de oxigênio mais alto durante o exercício. Essa taxa metabólica aumentada promove um gasto energético maior, sendo uma resposta favorável para quem busca redução da gordura corporal.

 

Quais as dicas para quem sente muito a mudança de temperatura no corpo durante os exercícios? 

Uma atenção maior deve ser dada ao aquecimento corporal nesta época do ano. As baixas temperaturas aumentam a rigidez do tecido muscular, portanto existe um risco de lesões mais elevado. Além disso, é necessário elevar a temperatura no tecido músculo esquelético, promovendo um ambiente ideal à atividade enzimática e fornecimento de energia. Exercícios aeróbios em intensidade progressiva (bike, caminhada, corrida, elípticos, etc) seguidos por alongamentos dinâmicos (em movimento) e ativação muscular (glúteos, músculos abdominais e da cintura escapular) são recomendados antes da prática de atividades mais vigorosas.

A vestimenta apropriada é fundamental para a melhor prática. Recomenda-se o uso de mais camadas de roupa ao invés de uma única peça mais grossa. Pois, conforme o aumento da temperatura, o praticante pode ir retirando para permitir a dissipação de calor de forma apropriada

 

Qual a sua dica para manter a motivação? 

Com a queda de temperatura, há também um aumento do apetite por alimentos mais calóricos. Devemos intensificar as atividades físicas para compensar e poder curtir programas gastronômicos de forma mais equilibrada. Para combater a preguiça característica dos dias frios, nada como se motivar começando um novo desafio, um novo esporte ou nova modalidade. A mudança gera motivação, bem como a prática de exercícios divertidos e em ambientes coletivos. Para encontrarmos uma atividade que nos proporciona prazer, devemos estar abertos a novos desafios!

 

Gostou? Se você quer motivar alguém nos exercícios aqui na Bodytech, aproveite e convide um amigo para treinar por 30 dias pagando uma taxa de valor reduzido.

 

Veja também

O surpreendente vinho chileno da Casa Valduga

O Chile tem quase 500 anos de produção vitivinícola e conta com 14 regiões distintas em uma faixa de 1.200 quilômetros de norte a sul. A combinação das influências costeiras resultou em condições de clima perfeitas para a produção de uvas saudáveis, em especial a Cabernet Sauvignon, que ocupa a maior parte dos parreirais chilenos. […]

Leia mais

Partiu encontrar motivação para o treino!

Não é só de projeto verão que vive o treino. Para manter a saúde durante o ano inteiro, é essencial manter uma rotina equilibrada de exercícios, com ajuda de profissionais. Consultamos o Coordenador Fitness da Bodytech Iguatemi, Diego Rouxinol, para esclarecer algumas dúvidas sobre como a mudança de temperatura interfere nas atividades. Confira: O que […]

Leia mais

Trench coach é o must have da estação!

Nesta época do ano, a temperatura tem grandes amplitudes térmicas. E o trench coat é perfeito para esses dias de frio e calor ao mesmo tempo. Mas além disso, a peça voltou a ser a queridinha da vez nos looks das fashionistas. De olho nessa moda que está super em alta, separamos inspirações para você […]

Leia mais