Blog Iguatemi

Partiu encontrar motivação para o treino!

Não é só de projeto verão que vive o treino. Para manter a saúde durante o ano inteiro, é essencial manter uma rotina equilibrada de exercícios, com ajuda de profissionais. Consultamos o Coordenador Fitness da Bodytech Iguatemi, Diego Rouxinol, para esclarecer algumas dúvidas sobre como a mudança de temperatura interfere nas atividades. Confira:

O que muda no treino durante o inverno? 

Nas temperaturas frias há um aumento na produção dos hormônios “calorigênicos”, epinefrina e norepinefrina, que aumentam a produção de calor e aceleram a quebra de substratos para fornecimento de energia. Dentre eles, os triglicerídeos armazenados no tecido adiposo.

O estresse induzido pelo frio frequentemente acarreta um consumo de oxigênio mais alto durante o exercício. Essa taxa metabólica aumentada promove um gasto energético maior, sendo uma resposta favorável para quem busca redução da gordura corporal.

 

Quais as dicas para quem sente muito a mudança de temperatura no corpo durante os exercícios? 

Uma atenção maior deve ser dada ao aquecimento corporal nesta época do ano. As baixas temperaturas aumentam a rigidez do tecido muscular, portanto existe um risco de lesões mais elevado. Além disso, é necessário elevar a temperatura no tecido músculo esquelético, promovendo um ambiente ideal à atividade enzimática e fornecimento de energia. Exercícios aeróbios em intensidade progressiva (bike, caminhada, corrida, elípticos, etc) seguidos por alongamentos dinâmicos (em movimento) e ativação muscular (glúteos, músculos abdominais e da cintura escapular) são recomendados antes da prática de atividades mais vigorosas.

A vestimenta apropriada é fundamental para a melhor prática. Recomenda-se o uso de mais camadas de roupa ao invés de uma única peça mais grossa. Pois, conforme o aumento da temperatura, o praticante pode ir retirando para permitir a dissipação de calor de forma apropriada

 

Qual a sua dica para manter a motivação? 

Com a queda de temperatura, há também um aumento do apetite por alimentos mais calóricos. Devemos intensificar as atividades físicas para compensar e poder curtir programas gastronômicos de forma mais equilibrada. Para combater a preguiça característica dos dias frios, nada como se motivar começando um novo desafio, um novo esporte ou nova modalidade. A mudança gera motivação, bem como a prática de exercícios divertidos e em ambientes coletivos. Para encontrarmos uma atividade que nos proporciona prazer, devemos estar abertos a novos desafios!

 

Gostou? Se você quer motivar alguém nos exercícios aqui na Bodytech, aproveite e convide um amigo para treinar por 30 dias pagando uma taxa de valor reduzido.

 

Veja também

Quais vinhos são a cara da primavera?

A primavera chegou no hemisfério sul! Com a mudança no clima, mudam também os comportamentos e gostos. As temperaturas sobem, as flores chegam e há diversos vinhos que combinam com esse mood leve, fresco e alegre. Confira as nossas dicas para curtir a época primaveril com os melhores vinhos! Rosé: o favorito da estação   […]

Leia mais

Tipos de escova ideais para o seu cabelo

A escova de cabelo é um item que, normalmente, está presente na rotina de muitas mulheres. Essa ferramenta aparentemente simples faz muita diferença na hora de estilizar os fios e, ao contrário do que muitos podem pensar, escovas de cabelo não são todas iguais. Separamos 3 tipos de escova que estão na loja Pentefino do […]

Leia mais

Harmonização de cervejas: veja dicas para você combinar

Muito se ouve falar na harmonização de vinhos, mas poucos ainda conhecem a arte de harmonizar os diferentes estilos de cervejas com as comidas do dia a dia. A verdade é que não precisa ser um mestre cervejeiro para saber como apreciar as cervejas. Qualquer um pode se aventurar nesse mundo! Para aqueles que estão […]

Leia mais