Blog Iguatemi

Ceias de Natal para fugir do óbvio

Talvez seja bem difícil fugir da uva-passa e das piadinhas de “pavê ou pacomê” nas celebrações de Natal. Mas a ceia da sua família pode ser mais criativa do que parece. Em vez de seguir um roteiro, que tal criar o seu, do seu jeito, para planejar essa ocasião tão especial?

 

Pratos para agradar o paladar

Tradição é tradição, mas se o seu paladar não está em sintonia com o peru com fios de ovos, não tem porque prepará-lo só para seguir o costume. Explore as outras opções de aves (ou demais carnes) que podem ser servidas, procure conhecer outros vegetais, temperos e demais insumos que turbinam o sabor dos preparos. Se quiser uma mãozinha, pode passar na Mundo Verde ou na Divina Terra para descobrir um mundo de ingredientes especiais (e orgânicos).

Leve em consideração também as preferências dos seus convidados, mas não esqueça: por mais que as pessoas esperem o cardápio habitual, você provavelmente vai agradar se optar por surpreender com pratos gostosos e diferentes.

 

Natal sustentável

Todo mundo gosta de mesa cheia, mas não é por isso que o desperdício deve passar despercebido. Para fazer do seu Natal uma celebração ecologicamente responsável, basta planejar: calcular as quantidades, escolher onde comprar os insumos e pensar em destinos para o que sobrar, nem que seja dividir entre os convidados. Não é feio – o que pega mal mesmo é colocar comida fora sem motivo, né?

 

Decoração autêntica

É claro que o pinheiro, as luzinhas e as meias penduradas aguardando presentes levam a gente para aquele clima gostoso de Natal. Entretanto, se trenós e renas não fazem a sua cabeça no quesito decoração, não tem problema.

Quais elementos trazem a sensação de aconchego? Que objetos lembram você daquele sentimento gostoso de infância, da ansiedade pelo Papai Noel? Se você prefere velas a luzinhas, substitua. Se quiser pendurar flores em vez das tradicionais bolinhas no pinheiro, troque. E se para você a árvore de Natal poderia dar lugar uma bela composição das suas plantas favoritas, por que não? Invente! Busque referências nas suas lojas de decoração favoritas, como a Camicado e a Riachuelo Casa.

 

Foco nos pequenos

Sua família está naquela fase em que as crianças estão em maioria – ou pelo menos parecem estar? Então já dá para prever que nem tudo que é tradicionalmente servido no Natal vai agradá-los.

Existem muitos fãs de arroz à grega e de panetone de frutas secas. Mas para garantir a alegria da criançada o ideal é não deixar faltar o chocotone da Kopenhagen ou da Cacau Show, e pratos que causem menos estranhamento, como o arroz tradicional bem soltinho, batatinhas assadas com ervas-finas, etc. E, quem sabe, o peru (ou outra opção de sua preferência) pode ser preparado sem os fios de ovos.

Na noite de Natal todo mundo quer se deliciar e se divertir, inclusive quem é mais “chato para comer”. Mas dá para guardar a obrigação de comer todos os vegetais para o dia seguinte, não é?

 

Trilha sonora

A música ajuda (e muito) a dar o tom de qualquer celebração. Não é preciso ir muito longe nas escolhas sonoras e transformar a ceia numa festa – mas pode, viu? Só não tem porque se contentar com voz da Simone cantando “Então é Natal” a noite inteira.

Escolha a sua trilha. Busque músicas que trazem alegria para você, sua família e demais convidados. E, se quiser uma ajudinha, pode contar com a nossa playlist natalina.

Então é Natal. E o que você fez? Reinventou tudo, inovou de vez.

Veja também

5 TENDÊNCIAS DE VERÃO QUE SÃO HITS DA TEMPORADA

É tempo de alto verão. Na praia, nas ruas, nas vitrines e nas redes sociais, uma variedade de tendências encanta os nossos olhos e faz aumentar a nossa wishlist. Nesse status global e democrático que anda a moda – ainda bem, né? – vamos destacar 5 tendências que merecem um lugar especial no guarda-roupa e […]

Leia mais

Classic Blue: Renove a sua Casa com a Cor de 2020

Quem gosta de decoração sabe o quanto a PANTONE, empresa americana de consultoria de cores, é influente. A cor de 2020, a Classic Blue, remete à tranquilidade, elegância, atemporalidade e proteção, ou seja, bons significados para aderir na decor. Quer combinar de acordo com esses significados? A gente trouxe algumas inspirações para você transmitir na […]

Leia mais

Partiu Aquaplay? Veja algumas dicas para os pequenos curtirem ao máximo.

No verão da criançada, não existe coisa mais divertida que brincar na água e na areia. É momento de liberdade, frescor e criatividade. É cada sorriso e risada gostosa que eles soltam! Não faltam momentos para registrar e compartilhar. Mas, para que tudo seja 100% diversão, queremos passar 3 dicas básicas para os pequenos curtirem […]

Leia mais