Acontece Iguatemi

Inverno 2011: Jaquetas Aviador

Apostas feitas, a jaqueta aviador será o hit do Inverno 2011: lá fora, esse modelo – também conhecido como jaqueta bomber – apareceu nas passarelas e já foi visto em celebridades. As jaquetas bomber nasceram no universo masculino, foram para o guarda-roupa feminino e no próximo inverno vão aquecer a todos, ainda mais por causa das fortes referências militares que teremos para a estação.

Uma característica forte da jaqueta aviador é a gola: mais alta, não possui aviamentos, como zíperes e botões e é sempre forrada com pele, mesmo que seja falsa. Nos punhos e na barra, a malha é sanfonada, a modelagem costuma ser mais curta e mais larga em comparação com outras jaquetas e possui bolsos.

A história da Jaqueta Aviador: o primeiro modelo clássico de jaqueta aviador foi criado pelo paraquedista Leslie Irvin e a peça foi batizada de A1. Era feita em couro, fechada com zíper e tinha os punhos e a cintura mais ajustados. Em 1917, a Força Aérea Americana adotou a jaqueta como uniforme e o modelo passou a ser chamado de jaqueta bomber. Alguns anos depois, em 1930, a pioneira em aviões Emilia Earhart começou a usar a peça que era totalmente masculina. Um ano depois, em 1931, a Marinha fez sua própria versão da jaqueta bomber para os pilotos dos porta-aviões e a chamou de G1. Desde então muitas versões foram criadas, sempre recebendo siglas para o nome.

Fotos: Blog Simone Monte, Lilian Pacce, FFW, GNT.

Voltar