Acontece Iguatemi

Fotografia

Todo mundo gosta de fotografar. Sejam momentos do cotidiano, festas ou apenas um encontro com os amigos, a fotografia convive constantemente com o ser humano.
A primeira fotografia produzida de que se tem notícia foi uma imagem de 1826, feita pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível, chamado Betume da Judeia. Esse processo demorou 8 horas e o resultado você vê na imagem abaixo.

Como tudo, a fotografia evoluiu e tornou-se popular como produto de consumo a partir de 1888, com a introdução da câmera tipo “caixão”, e pelo filme em rolos substituíveis criados por George Eastman.
Dos famosos “filmes de rolos” o processo ganhou outras proporções até se originar a fotografia digital. Redução de custos, facilidade no processo fotográfico e economia, essas são algumas facilidades que a fotografia digital trouxe para as pessoas.
Tanto a fotografia analógica quanto a digital possui resultados muitas vezes maravilhosos. E muitos dessas imagens você não precisa procurar muito para encontrar.

Jean-Baptiste Mordino


Para quem gosta de fotografia, o blog do Iguatemi possui umas dicas para você: o site MADEinPHOTO. Nesse site, fotógrafos antigos e contemporâneos expõem seu trabalho dividido por categorias.
O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, conhecido internacionalmente por retratar a realidade de muitas culturas, está entre os fotógrafos do MADEinPHOTO. Helmet Newton, Bernard Plossu, Sarah Moon e Guy Bordin são outros grandes artistas que ilustram o site que é repleto de imagens para você se inspirar.

Sebastião Salgado


Outra dica é o MagnumPhotos. Nele você encontra um número enorme de fotógrafos cadastrados que expõem seu portfólio. Além das fotos, cada um possui um pensamento de sua autoria, biografia e website que permitem conhecer melhor os trabalhos do fotógrafo.

Guy Bourdin


Helmut Newton

Voltar