Blog Iguatemi

Dicas de harmonização para a ceia de Natal

O Natal é aquela época do ano para reunir a família e celebrar juntos. E esses momentos são sempre marcantes durante a ceia natalina, ao redor da mesa. Por isso, indicaremos algumas harmonizações com vinhos para deixar a refeição ainda melhor.

Você sabe como combinar os pratos? Em geral, as técnicas de harmonização podem ser por similaridade, com bebidas que seguem as características dos alimentos, ou por contraste, para realçar sabores.

Consultamos Renata Pedroso, sommelière da Terrunyo Wine Store, para indicar rótulos que harmonizam com cada prato e você acertar nas escolhas:

Arroz de Natal

Geralmente elaborado com frutas secas ou cristalizadas, com especiarias frescas e aromáticas, o arroz de Natal harmoniza bem com o Amélia Chardonnay, pois é uma bebida com notas cítricas de tangerinas e casca de laranja, toques de fumaça e baunilha. Perfeito para equilibrar os temperos.

Bacalhau

Um vinho elaborado especialmente para este prato, não poderia deixar de levar o nome deste peixe ícone em seu rótulo. A ideia foi do Enólogo Paulo Laureano, famoso por usar apenas castas de origem 100% Portugueses em seus vinhos. O vinho Bacalhau Escolha Branco é elaborado exclusivamente com a uva Antão Vaz, de coloração amarela clara, o que indica sua leveza. Além disso, possui aromas marcantes de frutos tropicais, casca de tangerina e um toque de especiarias que ressaltam os sabores do peixe. Em boca é persistente e untuoso.

Chester

O vinho Domaine Valmoissine Pinot Noir é leve, além de possuir aromas de frutas negras frescas, como ameixa e amoras, com notas florais e nuance terrosa. No paladar se mostra frutado, elegante, harmonioso, com taninos suaves. Ideal para combinar com o prato natalino.

Panetone

O Norton Cosecha Tardia é elaborado com 100% com uvas Chardonnay colhidas tardiamente, caracterizando um doce natural combinado com notas de mel e frutas brancas maduras. Um vinho que, dependendo das escolhas, pode acompanhar uma refeição inteira. Além de combinar com o panetone, pela harmonização por similaridade, experimente também com queijos azuis ou com uma salada de frutas fresquinhas.

 

Sabe o que é o melhor disso? A popup store da Terrunyo está aqui no Iguatemi e tem diversos rótulos para harmonizar com a ceia. Já veio conhecer? Fica no primeiro piso, ao lado da Live!.

 

*Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos. Beba com moderação.

 

Veja também

Um evento infantil inédito marca o Iguatemi

Entre os dias 19 e 28 de julho o Iguatemi vai ser palco de um evento inédito para as crianças, inspirado nos grandes festivais de inovação do mundo: o BS Kids Festival! A proposta é traduzir as tendências tecnológicas e comportamentais para uma linguagem divertida e adequada para o público infantil. Nos 10 dias de […]

Leia mais

O surpreendente vinho chileno da Casa Valduga

O Chile tem quase 500 anos de produção vitivinícola e conta com 14 regiões distintas em uma faixa de 1.200 quilômetros de norte a sul. A combinação das influências costeiras resultou em condições de clima perfeitas para a produção de uvas saudáveis, em especial a Cabernet Sauvignon, que ocupa a maior parte dos parreirais chilenos. […]

Leia mais

Partiu encontrar motivação para o treino!

Não é só de projeto verão que vive o treino. Para manter a saúde durante o ano inteiro, é essencial manter uma rotina equilibrada de exercícios, com ajuda de profissionais. Consultamos o Coordenador Fitness da Bodytech Iguatemi, Diego Rouxinol, para esclarecer algumas dúvidas sobre como a mudança de temperatura interfere nas atividades. Confira: O que […]

Leia mais