Blog Iguatemi

Cores para dar alma à sua casa.

O fim do ano está chegando, e com ele vem a oportunidade para renovar as energias e projetar o que queremos para 2019. E por que não fazer isso também na nossa casa? Vamos mostrar dicas de como tornar os ambientes mais aconchegantes e harmoniosos com a decoração. <3

Você já ouviu falar em cromoterapia? É o uso terapêutico de cores, que está muito presente na arquitetura de interiores também. Certos tons são capazes de gerar resultados diferentes no humor e até mesmo na saúde dos moradores da residência, por exemplo.

O amarelo, por exemplo, é responsável por trazer luminosidade e alegria, já que está muito ligado à capacidade de expressão das pessoas. Em alguns casos, a cor aparece ligada ao poder pessoal e à satisfação, mas também pode assumir o aspecto mais radiante e cheio de energia. Pode ficar lindo no quarto do bebê!

Outra cor vibrante é o laranja, responsável por trazer uma sensação de rejuvenescimento e até antidepressiva, capaz de ativar o metabolismo. Tanto na sala de estar quanto no quarto, é uma boa opção para quem quer dar mais aconchego. O verde, por sua vez, é tranquilizante, remetendo à saúde e ao equilíbrio. Os tons mais claros aumentam a sensação de bem estar e trazem frescor ao ambiente: aposte em plantas como leguminosas e cactos.

O vermelho segue a linha das cores quentes e causa um impacto visual imediato. Muitas vezes, confere um ar de poder ao ambiente, mas pode dar um aspecto mais sensual. Cuidado ao usá-lo em demasia: pode provocar um sentimento de ansiedade, portanto, deixe-o para os detalhes. O violeta segue a linha da concentração e produz efeitos positivos para a auto-estima, muitas vezes estando ligado com foco ou espiritualidade, funcionando bem na sala de estar e em quartos. O azul, enquanto isso, é mais relaxante e está relacionado à meditação e quietude.

O cinza tem um ar sóbrio, com menos energia, e também deve ser evitado em excesso, apesar de deixar o ambiente moderno. A dica é trazer um pouco de cor com uma luminária com lâmpada de filamento, mais quente. É uma cor coringa para misturar com outros tons mais vivos. O branco remete à pureza e calma, enquanto que o preto é sofisticado, elegante e cheio de estilo.

Desde o tom das paredes até as imagens de quadros, estampas de almofadas ou cores dos objetos, todos os detalhes são importantes para contribuir com as boas vibrações de um ambiente. Lembre-se: aposte nas cores em elementos soltos, que sejam fáceis de substituir caso você enjoe. Gostou das nossas dicas? Então passa lá na Tok&Stok para conferir de perto!

Veja também

Quais vinhos são a cara da primavera?

A primavera chegou no hemisfério sul! Com a mudança no clima, mudam também os comportamentos e gostos. As temperaturas sobem, as flores chegam e há diversos vinhos que combinam com esse mood leve, fresco e alegre. Confira as nossas dicas para curtir a época primaveril com os melhores vinhos! Rosé: o favorito da estação   […]

Leia mais

Tipos de escova ideais para o seu cabelo

A escova de cabelo é um item que, normalmente, está presente na rotina de muitas mulheres. Essa ferramenta aparentemente simples faz muita diferença na hora de estilizar os fios e, ao contrário do que muitos podem pensar, escovas de cabelo não são todas iguais. Separamos 3 tipos de escova que estão na loja Pentefino do […]

Leia mais

Harmonização de cervejas: veja dicas para você combinar

Muito se ouve falar na harmonização de vinhos, mas poucos ainda conhecem a arte de harmonizar os diferentes estilos de cervejas com as comidas do dia a dia. A verdade é que não precisa ser um mestre cervejeiro para saber como apreciar as cervejas. Qualquer um pode se aventurar nesse mundo! Para aqueles que estão […]

Leia mais