Acontece Iguatemi

OUTUBRO ROSA: NÓS APOIAMOS ESTA IDEIA

Estamos no mês da conscientização para a prevenção ao Câncer de Mama, e o Iguatemi faz parte deste movimento mundial para lembrar algo importante: o diagnóstico precoce da doença pode salvar muitas vidas.

E não é difícil identificar os primeiros sintomas através do autoconhecimento das mamas, que é simples, rápido, e deve fazer parte da rotina das mulheres a partir dos 20 anos.

Confira abaixo o passo a passo e as dicas, e não esqueça: autoconhecimento é autoamor. Se cuide ❤


Como fazer o autoconhecimento das mamas:

1 . Em pé em frente ao espelho, observe o bico, a superfície e o contorno das mamas. Observe se existem alterações no contorno, inchaço, mudanças de coloração, volumes ou alterações no mamilo;

2. Em seguida, levante os braços e note se, com o movimento, aparecem alterações de contorno e superfície das mamas;

3. Com os dedos esticados, faça movimentos circulares suaves apertando levemente com a ponta dos dedos. Com a mão direita, apalpe a mama esquerda e vice-versa;

4. Não esqueça de apalpar também a região das axilas, as auréolas e os mamilos. Se notar qualquer saliência ou alteração, procure seu médico.

Fique atenta:

– Mulheres acima dos 20 anos devem fazer o autoconhecimento das mamas pelo menos uma vez por mês, do 7º ao 10º dia a partir do início da menstruação. Você pode fazê-lo em frente ao espelho, durante o banho, ou deitada na cama.

– Uma vez por ano, é importante fazer o exame clínico completo com o ginecologista ou o mastologista.

– A mamografia é um exame complementar importante na prevenção do câncer de mama. A incidência de casos aumenta a partir dos 40 anos, então se você tiver 40 ou mais, não esqueça de fazer o exame a cada 2 anos.

Guarde este passo a passo para repetir com frequência.

Nos dias 02,16 e 30/10, a Liga Feminina de Combate ao Câncer no Rio Grande do Sul, promoverá ações no mall para conscientizar a população, no 2º piso, próximo ao Freddo, haverá comercialização de produtos da instituição, a renda possui finalidade de assistir ao doente carente portador de câncer.

 

 

 

Voltar